BANNER INICIAL
BANNER ELETRO MOVEIS
BANNER ELETRO GAS
FORRO XONADO
darlan cantor
RADIO WEB DOS FORROZEIROS
VIVER PARA SERVIR
RADIO PACOTI

Projeto de José Guimarães quer evitar descarte inadequado de bitucas de cigarro no meio ambiente

Por Redação em 11/09/2020 às 16:20:36

O líder da Minoria da C√Ęmara dos Deputados, José Guimar√£es (PT/CE), apresentou o Projeto de Lei (PL) 4492, que tem o objetivo de reduzir o descarte inadequado de "bitucas" de cigarro. Pela proposta, usu√°rios devem ser os respons√°veis pelo descarte dos filtros remanescentes em equipamentos coletores apropriados, sob pena de multa em caso de descumprimento.

O PL também prev√™ a estrutura√ß√£o e implementa√ß√£o do sistema de logística reversa para resíduos e embalagens de agrotóxicos e cigarros pós-consumo, a fim de garantir o retorno de materiais j√° utilizados para o processo produtivo, garantindo sustentabilidade econômica e ambiental.

Danos à saúde e ao meio ambiente

Estima-se que cerca de 5 trilh√Ķes de filtros de cigarro sejam descartados inadequadamente no meio ambiente a cada ano em todo o mundo. Da mesma forma, embalagens de cigarro t√™m constantemente a mesma destina√ß√£o.

Tais resíduos levam, em geral, de cinco a dez anos para se decompor e podem causar efeitos deletérios ao meio ambiente, como o entupimento das redes de drenagem pluviais, podendo chegar a rios e mares.

Uma vez que na composi√ß√£o dos filtros de cigarro s√£o usados metais pesados, tais como ars√™nio e outras subst√Ęncias nocivas, o efeito maléfico final acaba atingindo a espécie humana.

Saiba mais sobre o PL 4492 clicando AQUI.


Fonte: Repórter Ceará

Coment√°rios

banner 1
banner 2
banner 3