BANNER INICIAL
BANNER ELETRO MOVEIS
BANNER ELETRO GAS
darlan cantor
CONECTA DE QUIXERAMOBIM
ARREIOO DE PRATA

Para COREN, Ricardo Silveira deve reconhecer que desperdiçou dose da Coronavac em vídeo com secretária

Por Redação em 22/01/2021 às 16:45:05

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Cear√° (Coren), Dra. Ana Paula Brand√£o, afirmou que o prefeito de Quixad√°, no Sert√£o Central, o médico Ricardo Silveira, cometeu erros b√°sicos no momento da vacina√ß√£o realizada no município na última segunda-feira, 18.

Segundo Ana Paula, a dose da CoronaVac, que seria aplicada na secret√°ria de saúde de Quixad√°, Benedita Oliveira, vazou antes da aplica√ß√£o. Essa foi a conclus√£o que o Coren chegou após an√°lise das imagens contidas no vídeo disponível na p√°gina da Prefeitura.

"Nunca pode um vacinador fazer a aspira√ß√£o do frasco da vacina e delegar para outra pessoa administrar a aplica√ß√£o. Em enfermagem isso n√£o é possível. Outro detalhe é a quest√£o da aspira√ß√£o na hora da introdu√ß√£o da agulha. N√£o é recomendado aquela aspira√ß√£o, só para líquidos irritantes ou com consist√™ncia mais grossa, o que n√£o é o caso da vacina", explicou a presidente do Coren em entrevista ao Jornal da Cidade, da TV Cidade, nessa quinta-feira, 21.

Para Ana Paula, o caso poderia até mesmo ter resultado em uma infec√ß√£o na secret√°ria: "Na hora que voc√™ abre a agulha para fazer a aspira√ß√£o, n√£o é recomendado que voc√™ fa√ßa o reencape, pois pode perfurar um tecido seu e depois causar contamina√ß√£o [na pessoa vacinada]."

Conforme o entendimento do Coren, o melhor a se fazer neste momento é que o erro seja reconhecido e a secret√°ria seja vacinada novamente, "de forma correta, por alguém que j√° tenha a expertise e que j√° est√° na linha de frente nas salas de vacina√ß√£o do município".


Fonte: Repórter Ceará

Comunicar erro

Coment√°rios

banner 1
banner 2
banner 3