Ceará e Fortaleza são os representantes cearenses na Série A do Brasileiro Foto: Thiago Gadelha / SVM
O principal ranking mundial de clubes, produzido pela Federação Internacional de Histórias e Estáticas (IFFHS), divulgou a atualização da temporada de 2020 com Ceará e Fortaleza na lista. Únicos representantes estaduais presentes subiram nas colocações e desbancaram equipes tradicionais do continente europeu.
No escopo geral, o Vovô está em 230º, com 64 pontos. A equipe estava em 437 em 2019 e ganhou vagas pelos resultados na Série A e o bicampeonato invicto da Copa do Nordeste.
Já o Leão surge logo atrás, em 264º. Com o desempenho na 1ª divisão e a conquista estadual, superou 11 equipes. O levantamento leva em conta desempenho, vitórias e as respectivas pontuações em competições nacionais e continentais.
A dupla está na frente de times como Guadalajara-MEX (293) e Monaco-FRA (296) e Real Bétis-ESP (314). A liderança é do Bayern-ALE, atual detentor da Liga dos Campeões.
O peso do IFFHS é histórico e busca classificar as melhores instituições no respectivo ano. Ser destacado e ainda apresentar crescente sinaliza evolução do futebol cearense, cada vez mais notado no quesito internacional. É também a consolidação da marca através do desempenho.
No âmbito do marketing e da influência nas redes sociais, principalmente com o afastamento do público dos estádios por conta da pandemia de Covid-19, os dois times se tornaram mais fortes. Um ranking apenas com engajamento virtual também destacou as forças de Vovô e Leão.
O desfecho é a continuidade no Brasileirão e a ampliação de receita, estrutura e até participação na Copa Sul-Americana - ou mesmo a chance de Libertadores. No fim, todos ganham em representatividade.
Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao