O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou que poderá ser usado cartão físico ou outro meio disponível com utilização de biometria para a antecipação de R$ 150 segurados do programa Meu INSS Vale+. A medida foi oficializada por meio de uma instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União. A transação somente será permitida desde que o cartão da instituição financeira do beneficiário tenha chip e senha pessoal para confirmação de segurança. Com outros meios, como o cartão virtual, será exigido o uso de biometria.
Em ambos as modalidades, não há necessidade de desbloqueio prévio do programa. A mudança acontece porque a medida não está sendo rápida em algumas regiões do país. Alguns beneficiários chegaram a esperar por um mês e meio para receber o cartão do programa.
O cartão Meu INSS Vale+ permite que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios permanentes do INSS antecipem R$ 150 de seus benefícios e pagar o valor no mês seguinte, sem juros, correção ou qualquer taxa adicional. O desconto será feito diretamente na folha de pagamento. A antecipação salarial só pode ser com instituição financeira que tenha mínimo 12 meses de experiência com esse tipo de serviço e com convênio ou Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para antecipar parte do valor do benefício.